O que é SEO e por que minha empresa precisa disso?

Você sabia que para estar nas primeiras posições das pesquisas de usuários no Google e demais buscadores, é fundamental que a sua empresa invista em SEO?

Ainda não sabe o que significa esse termo, ou tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe, continue acompanhando este artigo e você saberá o que é SEO é por que o site da sua empresa precisa investir nele. Confira!

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Afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou basicamente Otimização para Mecanismos de Busca. O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site em buscadores (Google, Yahoo, Bing, entre outros).

Você provavelmente já realizou uma pesquisa em um buscador e se deparou com determinados resultados. Mas o que pouca gente se pergunta é: Como o Google ou qualquer outro buscador posiciona os sites na ordem? Quais critérios são levados em consideração na hora de mostrar ou não um determinado site nas primeiras posições do Google?

Além dos anúncios pagos (comumente promovidos por meio do Google Adwords, Bing Ads, entre outros), existem também os resultados de pesquisa orgânicos, ou seja, aqueles resultados que aparecem para o usuário sem o formato de anúncio.

Buscas orgânicas - o que é SEO

E é aí que entra o conceito sobre o que é SEO. Ou seja, por meio de uma séria de técnicas, é possível tornar um site relevante para aparecer nas primeiras posições das buscas dos usuários. E por falar em relevância, esta é exatamente a palavra para descrever o motivo pelo qual os buscadores posicionam certos sites no topo das pesquisas e outros não.

Em outras palavras, os buscadores possuem algorítimos inteligentes que identificam os conteúdos de cada página e classificam com uma ordem de relevância para entregar os melhores resultados de pesquisa para o leitor. Essa análise é baseada em uma série de critérios (assunto para outro artigo) que avaliam a relevância de uma determinada página para as palavras-chave pesquisada pelo usuário.

Por que investir em SEO?

Hoje não há como negar que a internet está entre as principais (senão a principal) ferramentas para se fazer negócios. Se uma empresa ou uma pessoa precisa de algo, a primeira ação é pesquisar na internet por uma resposta que atenta as suas necessidades.

Neste cenário, os buscadores como Google, Yahoo, Bing, entre outros, aparecem como a principal ferramenta para as pesquisas dos usuários na internet. E como um padrão comum entre as buscas, quem está nas primeiras posições das pesquisas, acaba recebendo a grande maioria das visitas dos usuários.

Para se ter uma ideia, segundo estudo conduzido pela empresa Chitika Insights, 91,5% do tráfego de Google permanece na primeira página, e apenas 4,8% dos usuários clicam para a segunda página de uma busca. Isso significa que mais de 90% das pessoas nunca passam da primeira página do Google em suas pesquisas.

 

Este é um número impressionante e mostra o quanto é importante para a sua empresa estar nas primeiras posições do Google para receber mais tráfego nas pesquisas dos usuários e consequentemente fazer mais negócios por meio do seu site. Além disso, é possível destacar outras razões relevantes como:

Atração de Público-Alvo Qualificado: Por meio da otimização de palavras-chave adequadas fica mais fácil saber como atrair determinados públicos.

Facilidade de mensuração: Com o SEO é possível mensurar toda a estratégia de divulgação do site, sendo possível realizar ajustes para táticas que apresentam resultados mais eficientes.

Fortalecimento da Marca: Usuários de modo geral foram educados com o fato de que, os sites que aparecem na primeira página de buscas orgânicas, são os mais confiáveis e que trazem um conteúdo de maior relevância. Sendo assim, este é grande motivo para Investir em SEO.

Já tenho um site, posso investir em SEO?

De maneira geral, a resposta para esta pergunta é positiva. No entanto, para um trabalho de SEO adequado, é fundamental avaliar as condições gerais do website. Ou seja, dependendo de como foi desenvolvido o site, há casos onde é preciso reestruturá-lo completamente antes de tomar qualquer medida de otimização em SEO.
Vejamos alguns pontos onde é preciso reestruturar um site antes de investir em SEO:

-> O layout não é responsivo (não se adequa aos dispositivos mobile);

-> O layout do site é antigo e não satisfaz as exigências de usabilidade do público;

-> O site possui links quebrados, páginas com erros, formulários que não funcionam, entre outros problemas;

-> O site demora para carregar, gerando insatisfação por parte dos usuários que acabam desistindo de acessá-lo;

-> A estrutura/plataforma atual do site é restrita para uma adequada otimização em SEO.

Se o site da sua empresa possui alguns dos pontos apresentados acima, então provavelmente será necessário realizar uma etapa inicial de reestruturação antes de se investir em SEO.

Mas eu realmente preciso reestruturar meu site antes de optar pelo SEO?

Para responder a essa pergunta, basta imaginarmos o seguinte cenário. Um determinado restaurante opta por investir pesado em marketing local para atrair seus clientes. Entretanto, quando as pessoas chegam até o local do restaurante, se deparam com um ambiente feio, atendimento demorado, informações faltantes e até mesmo uma comida ruim. A reação natural desses clientes é saírem imediatamente do local e optarem pelos restaurantes dos concorrentes.

O mesmo ocorre quando se investe em SEO, mantendo o site inadequado para o público. Ou seja, os visitantes até podem chegar ao seu site por meio das buscas orgânicas em raras exceções, mas terão dificuldades em identificar as informações, não terão uma boa experiência em dispositivos mobile, não terão paciência em esperar o site carregar, entre outros fatores.

Quanto tempo demora para os resultados aparecerem?

Por fim, outra pergunta muito comum por parte de quem começa compreender o que é SEO: Quanto tempo demora para o meu site começar a obter resultados com o SEO?

E para responder a esta pergunta é preciso destacar que o trabalho de SEO costuma ser de médio a longo prazo e portanto, não se pode esperar por resultados imediatados como em prazos de dias ou semanas.
O resultado obtido pela otimização em SEO costuma depender diretamente da concorrência do segmento e das palavras-chave. Contudo, é possível observar bons resultados entre três e seis meses de trabalho. Porém, em nenhuma hipótese é possível garantir um website no topo do Google.

 

Nós da BILTI, somos especializados em soluções tecnológicas e estamos aptos a ajudar a sua empresa a se destacar na internet por meio da otimização em SEO. Deste modo, se você busca por profissionais qualificados que lhe forneça todo o suporte para melhorar o posicionamento do seu site no Google, então conte conosco!

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal começar a planejar uma estratégia de otimização para o seu site? Entre em contato conosco para tomarmos um café e conversamos sobre as suas necessidades!

O que é SEO e por que minha empresa precisa disso?